terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Apoio...

Vou dizer uma coisa, algo que a terapia não conseguiu resolver de jeito nenhum, é meu problema com pedir, precisar de ajuda dos outros. E puxa, como eu tenho abusado disto nos últimos anos...
E não é orgulho, nem sei mesmo explicar. Acho que sempre pensei de um jeito, que tudo que fizessem por mim eu poderia retribuir e retribuiria com certeza, então, conseguia aceitar. Hoje as vezes parece mais complicado. 

Mas não sou eu o assunto. Chegamos no fim do ano e começam aquelas campanhas, festas, arrecadações. Muitos querendo aproveitar o momento para ajudar o próximo. Talvez alguns por motivos duvidosos. E daí, sejam quais forem as motivações, em algum momento, acho que se alguém que está precisando de alguma coisa for ajudado, pode-se esquecer do que estava por trás desta ajuda. 

Partindo da minha dificuldade de precisar das pessoas, vamos refletir um pouco. Como deve ser difícil para alguém ir para a rua e pedir uma moeda, pedir um pedaço de pão velho, aceitar um resto de comida. Com o tempo, o grande curador de todos os males, provavelmente uma pessoa se acostuma a sua realidade e não sofre tanto assim. Porém, um dia teve a primeira vez. Sozinho, sem dinheiro pra nada, passando fome, o que restou? Começar a falar com pessoas estranhas e pedir para cada uma alguma ajuda pra poder se alimentar. E ver nos olhos destas pessoas o julgamento que cada uma fez de suas capacidades, de seu motivo para estar passando por aquilo. E pessoa a pessoa, julgamento a julgamento, ter que baixar a cabeça e seguir em frente, pedindo para alguém compreender seus problemas, aceitar sua necessidade e dar algo que ele estava realmente estava precisando. E quando conseguiu, agradeceu, provavelmente com um sorriso, mesmo que, por trás estivesse se sentindo muito mal, muito triste com aquela situação.

E o outro lado da história. Você lá, em meio a outras pessoas estava observando uma que estava se humilhando perante outras, baixando a cabeça e superando todas as dores e todas as tristezas de não ter mais nada a fazer senão se submeter a pedir ajuda para estranhos. Viu uma a uma as pessoas ignorando, julgando e negando o que uma delas estava pedindo. Somos todos muito bons em julgar o próximo muitas vezes, não nos colocarmos no lugar dele. Mas você pensou, ele(ela) parece estar mesmo precisando de ajuda, quem sou eu para julgar o que levou esta pessoa a estar aqui passando por isto. Eu posso ajudar, mesmo que pouco, vou fazer o bem para alguém que parece estar precisando.Você ajuda e recebe um sorriso dos mais sinceros, deixa uma pessoa, pelo menos por aquele momento, feliz. 

Ajudar as pessoas é bom. Colaborar com arrecadações, dar algum presente, aproveitar qualquer oportunidade de deixar alguém feliz por um momento, sempre vai fazer bem para nós, seja qual for a motivação que busquemos para isto, nesta época e em todas as possíveis, dividir um pouco do que temos com aqueles que precisam mais que nós é um dos grandes gestos que podemos fazer nas nossas vidas, por quem precisa e por nós mesmos, sem pensar em retribuições, sem pensar em nada além de que estamos fazendo o bem.

obrigado...


Nenhum comentário:

Postar um comentário