domingo, 28 de dezembro de 2014

Racional

Você é torcedor fanático de um time de futebol, o Xurupita FC, vamos dizer. Um dia seu time, jogando a segunda divisão do campeonato nacional, inicio de campeonato ainda, recebe um adversário de outro estado, sem grande rivalidade e num jogo normal, seu time vai vencendo a partida. Junto com a torcida do time adversário, estão torcedores do maior rival de sua equipe, o Quebra Osso E.C.. Você olha indignado para aqueles torcedores rivais de seu time. Como se atrevem torcer para este clube que está em seu coração. Com todo ódio deste atrevimento destes torcedores, você vai até o banheiro do estádio e arranca um vaso sanitário e arremessa em direção a estes torcedores, que estão na arquibancada abaixo da sua. Talvez o ódio não tenha lhe permitido pensar direito, mas claro, um vaso sanitário arremessado desta altura, acertando a cabeça de um torcedor, só poderia ter um resultado. Morte.

Eu tentei lembrar de momentos que senti raiva ou ódio o bastante de algo ou alquém que me fizesse ter vontade de agredir. Lembrei de um momento com meu irmão, quando eu era um adolescente e fiquei brabo o bastante com ele a ponto de dar um soco em uma porta e derrubar ela. É, eu dei o soco na porta pra não machucar ele.

Futebol, política, religião, preconceito, todos temas que no dia a dia estamos lendo notícias de pessoas que foram levadas a usar de de violência contra outras por causa destas coisas. Pelo simples fato de pensarem, agirem ou serem diferentes daquilo que as primeiras pensam ser o certo. Puxa, eu me incomodo com certas ideias das pessoas, eu me incomodo com mentiras, com calúnias. Eu discordo de muita gente e muitas vezes me vejo obrigado a ouvir ideias que agridem meus pensamentos, meus ideais. Mas realmente não consigo me ver reagindo a nada disto com agressão.

Em compensação, todo dia podemos ver uma pequena amostra do quanto os seres humanos conseguem ser irracionais em suas reações contra quem está em uma posição diferente da que acham estar certa. Basta olhar na nossa timeline do facebook, quantos e quantos todo dia estão atacando com palavras, as vezes com ameaças. Que coisa mais sem sentido esta intolerância toda, que coisa que não vai levar ninguém a lugar nenhum.

Você já sentiu ódio de alguém? Pense bem, qual foi a motivação? Valia mesmo a pena, tinha sentido, seu time, sua religião, seus conceitos quanto ao que é certo e errado precisam mesmo que você tenha ódio de quem está do lado oposto? Talvez aqueles segundos de reflexão, o velho "contar até 10" valham muito a pena nestas horas. Precisamos um pouco disto, precisamos descobrir que não vamos mudar o mundo com atos de ódio, vamos mudar o mundo com atos de perdão, de aceitação. Será que não vai valer muito mais a pena agirmos assim? Tenho certeza que sim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário