segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Desigualdade social, tem fim?

Depois de ler este post, http://portaljoinville.com.br/v4/blogs/urbano, que na verdade me levou a três leituras interessantíssimas, textos escritos por pessoas que moram fora do Brasil. Resolvi começar a minha semana divagando um pouco sobre uma questão. O que queremos para o futuro do nosso país em se tratando das desigualdades sociais?

O que me parece bem claro, é que, aqueles que tiveram maiores oportunidades na vida, que puderam fazer uma boa escola e uma boa faculdade, conseguiram um bom emprego e hoje vivem uma vida boa não estão dispostos a pagar para que a outra parcela da população, desfavorecida por motivações das mais variadas, tenha chance de uma vida um pouco melhor. Usar os impostos pagos por estas pessoas para dar acesso a alimentação, educação e moradia está na lista das injustiças praticadas pelo governo contra a nossa, digamos, "classe média".

Ainda que as bandeiras levantadas quando estão falando contra o governo são de que este deveria estar trabalhando por melhor educação, etc, etc, etc. Isto é função do governo e não deveria tirar dinheiro destas pessoas para isto, o dinheiro delas, a principio deveria ficar com elas(menos impostos) e o que não ficar, por favor, vamos arrumar estradas para suas viagens, aeroportos para seu conforto e sei lá mais qual gama de coisas. Claro, não vamos ler isto explicito nas redes sociais.

Vamos lá, o comunismo é uma coisa morta há muito tempo, mas ainda tão temido que vemos a toda hora as pessoas falando que é o que o PT quer levar o pais. Tirando este conto de terror(não para mim), a questão é que, para nos aproximarmos de um mundo melhor para todos, a diminuição da tal desigualdade social é um dos grandes pilares e, diminuir esta desigualdade é algo assustador. Como assim a minha diarista vem de carro trabalhar e tem direito a férias remuneradas e vai aproveitar para fazer uma viagem para o nordeste, de avião???? Voltando a diminuição da desigualdade, dar oportunidade a quem não teve até hoje, é aumentar a renda destas pessoas, dar mais chances para elas terem acesso a melhores escolas, a melhor saúde, a moradia. Quem já tem acesso a estas coisas não vai ganhar nada, no caso. E ai?

Acho que esta é apenas uma das discussões que vamos ser levados a uma certeza, para que as coisas possam ficar melhores, as pessoas precisam em algum momento pensar mais que em si mesmas, nas pessoas que estão a sua volta, entender que alguns tem que ceder para que outros tenham suas chances. Será que estamos preparados para isto?

até as próxima amigos...

Lobo da Estepe




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tema que deveria ser onipresente nas campanhas eleitorais não?
    Um lado que você não apontou, é que as sociedades menos desiguais hoje no mundo são também aquelas que apontam os menores índices de violência. Então, diminuir a desigualdade no nosso país não é apenas um ato de solidariedade com quem não tem os mesmos privilégios que eu e você temos, mas sim garantir uma sociedade menos violenta e doente da que temos hoje. Infelizmente muitas pessoas não conseguem ter esse tipo de visão.

    Mas, ao contrário da minha natureza, estou otimista. Comecei o dia hoje lendo uma notícia de que com o programa mais médicos, municípios do interior do PI tiveram a mortalidade infantil ZERADA.

    ResponderExcluir