terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Imprensa, o quarto poder

Quando você abre um jornal ou uma revista, liga seu rádio ou sua televisão e espera saber de informações sobre os mais diversos temas, o que espera encontrar? Reportagens e opiniões imparciais? Ou é melhor que sejam parciais de acordo com os seus pensamentos?:

Vamos dizer que sua escolha seja pela imparcialidade. O veículo de imprensa que você escolheu não toma partido de ninguém. Pelo menos é isto que está em sua definição. Mas... E os patrocinadores? E as empresas que pagam pelos noticiários ou mesmo por outros programas? Em algum momento você acredita que não vai haver influência na divulgação de uma notícia se esta for afetar a imagem e os lucros de um patrocinador importante? Acho muito difícil. E isto é só o começo, vai haver o jogo de interesses, políticos, empresários, pessoas públicas da mais diversas. Quanta influencia estas pessoas têm para influenciar na divulgação ou não de uma informação ou, no mínimo, de quanto da informação vai acabar chegando até você.

Pra começar, uma imprensa realmente imparcial não poderia ter patrocinadores, mas ai, como sobreviveria? Sendo do governo? Há, há, há... Ai a influência seria outra. A questão é que não dá pra se confiar que tudo o que está acontecendo, todas as informações vão chegar mesmo até você, eu não acredito.

E se sua opção for pela parcialidade, já vimos que a Veja é capaz de inventar informações. E por certo, as notícias e opiniões estarão sempre voltadas a deixa-lo contente com o veículo de comunicação que você escolher. Então, dificilmente você vai deixar de ler apenas as notícias que estejam de acordo com a parcialidade da empresa. Se é contra o governo, vai-se buscar sempre as piores partes de cada notícia,você não vai ver o todo, não vai saber se existem coisas que podem ser boas em uma lei, porque o que interessa é a parte que vai fazer com que você continue contra aquilo que você é contra e a favor daquilo que você é a favor.

Acho que hoje, com a possibilidade de todo mundo ter um lugar para emitir sua opinião, para mostrar sua verdade, podemos ter fontes mais fidedignas das coisas, sites que vivem de propaganda do google ou gente que até escreve apenas pelo prazer de escrever podem ser uma boa chance de você ter acesso a algo mais completo, mais confiável. Pelo menos para acrescentar dados aquilo que você está lendo.

Estamos em um momento interessante, as pessoas estão querendo saber mais e participar mais da vida politica do país. Acho que ainda estão aprendendo, mas manter este interesse e começar a buscar saber mais para poder ter uma opinião melhor pela qual lutar pode ser algo muito legal para o nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário