sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Memórias - Almoço de Domingo

Chega o fim de semana e para todos é o momento mais aguardado, descansar, passear, se divertir, fazer coisas para si mesmo. A vida praticamente é vivida a espera dos fins de semana. E no fim de semana, uma coisa que era muito legal de se viver eram os almoços de domingo, o bom dia da macarronada e frango assado para muitos, o bom dia de churrasco para eu que nasci na terra do churrasco.
Mas minha história, nas minhas lembranças, começa com uma coisa um pouco diferente. A primeira coisa que me lembro de comer aos domingos era um tradicional bolo de batatas que minha vó fazia. Bem, ela chamava de bolo de batata, enfim. Eu já fiz muitas vezes na minha vida a receita, mas jamais era perfeito como está nas minhas lembranças. Mas é muito bom. Basicamente, batata frita, um belo guisado bem temperadinho(guisado, é, molho de carne moída para os leigos) e muito ovo. Não tem como errar. Frita uns dois quilos de batata frita, ai em uma forma um pouco alta, começa a colocar em camadas a batata frita e o guisado. Quando terminou, bate uma dúzia de ovos como se fosse para um omelete e joga por cima de tudo isto. Assa até o ovo estar bem cozido. Uma delicia.
Depois sim veio o tradicional churrasco de domingo, na minha casa fazíamos depois de acordar bem cedo para cuidar da horta do meu pai. Eu me livrava um pouco antes do serviço porque a salada de maionese era minha missão. Cozinhar a batata e fazer a maionese era o meu trabalho enquanto meu pai assava uma bela costela, umas coxas de frango e linguicinha. Todo domingo a mesma coisa, mas sempre muito bom.
Depois destes tempos, o que veio foi o tempo que eu sai de casa pela primeira vez e ai os domingos não existiam, época de faculdade e de muita festa, chegávamos em casa sempre de manhã cedo no domingo e não se ouvia um som pela casa até o final da tarde. Morava com o grande amigo Portella e com o Allan lá em Passo Fundo. Acordávamos para jantar no centro e pegar a sessão de cinema de domingo.
Depois já veio o tempo de faculdade em Joinville, boa parte desta época dividi uma república com um baiano, um mineiro, um paranaense e um catarinense. Tínhamos uma vida mais caseira e o domingão, depois de um sábado que sempre era de limpeza na casa, era um dia que acordávamos cedo para matear e fazíamos algum almoço diferente. Dava trabalho para o responsável pelo almoço, era pra 5 que comiam como peões de obra. Lembro de ficar 3 horas fritando panquecas para uma lasanha que fazia as vezes para a turma. Eram bons tempos.
E hoje em dia acho que poucos tem este tempo no domingo, todo mundo dorme mais, todo mundo inventa suas coisas e não gastam mais seu tempo com um momento de convívio e uma boa refeição. Eu tenho tentado, ainda que no domingo meu almoço normalmente sai pelo meio da tarde, eu faço algo diferente, tento parar especificamente para me dedicar ao meu almoço. Acho que sempre vai ser um momento legal, mesmo que hoje em dia seja solitário.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário