quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Proibido ler este post

A censura é daquelas coisas que me incomodam mesmo só de ouvir falar. Acho que o direito de se expressar é daquelas conquistas que todos nós devemos ter desde o momento que nascemos. Assim tem sido a minha cabeça há muitos anos, sempre ficando indignado quando leio, vejo, ouço algo falando sobre censurar qualquer coisa.

Mas, como muitas certezas que criei nesta vida, que todos nós criamos, as vezes somos levados a questioná-las. Isto eu diria é um tanto quanto inteligente de nossa parte. Sério, coisa pra se aprender cedo em nossas vidas é que mudar de opinião não é nenhum demérito. Então, questionar nossas próprias certezas também não é.

Por que não a censura? Porque entendo que todos tem o direito de falar de suas verdades, de expor suas ideias e tentar fazer com que outras pessoas tomem conhecimento de tudo isto. E, se o que a pessoa tem para dizer é algo que não concordamos, que achamos tolo, simplesmente está no nosso direito ignorar o que não contribuir nada com a gente. Simples assim, e a vida segue. É coisa simples, eu acho que a Veja, que a Globo, que muitas pessoas não têm nada a acrescentar as minhas ideias, então não leio, não assisto, não dou atenção. Ainda que me entristeça ver algumas pessoas que gosto dando crédito a coisas que vem destes meios. É direito deles, enfim.

Fiquei porém pensando em algumas questões quando li sobre o abaixo-assinado que estão fazendo para que um "mestre do assédio" não tenha permissão nem para entrar no país, imagina para fazer suas palestras. Isso porque o cara fala de racismo, de estupro, de agressão contras as mulheres. E ai? Este cara teria direito de se expressar? E ai vamos começar a pensar em temas que não deveriam estar por ai para qualquer pessoa ter acesso e de repente começar a achar que são suas verdades. Junto ao racismo o preconceito e vamos começar uma lista que não será pequena. E de repente estaremos concluindo que sim, a censura se faz necessária. Isto porque parece que há no mundo muita gente que não tem capacidade de fazer seus filtros e ignorar o que não tem sentido

Mais ai é claro, começa a confusão, esta abertura de se censurar teria limites? Já sabemos que não. Então, ainda que haja muita coisa idiota rolando por ai, vamos nós mesmos decidir o que queremos dar atenção. é melhor assim, que todos tenham direito de falar, que todos tenhamos o direito de ignorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário