quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Podemos ser melhores

Meu, eu lembro que quando era jovem, fazia comentários do tipo, "coisa de negro", "se não faz na entrada...". E as piadas? Como assim piadas? Não, hoje não acho que possa chamar de piadas. Não acho que possa fazer estes comentários.
Acho que se me perguntassem na época se eu me achava racista, preconceituoso, responderia como muitos fazem agora ainda, "Nada a ver, isto é só uma piada". Pois então, não, isto não é uma piada, não há como qualquer coisa que ateste que um ser humano é inferior a outro por causa de qualquer diferença que possa ser tida como uma piada.
A questão é que somos todos completamente diferentes, cores, cabelos, tamanho, jeito de falar. Dificilmente encontraremos seres humanos que possuam características muito parecidas entre si. Mas somos todos seres humanos, brancos, negros, índios, mulheres, homens, homossexuais, somos seres humanos, com nossos defeitos, com nossas crenças, com nossos gostos pessoais, mas únicos em uma raça. É assim que vejo as coisas, é assim que devemos aprender a viver e conviver.
Olhamos pelo mundo e o que vamos encontrar? O ódio perpetuado em todos os cantos justamente por causa destas diferenças de que temos entre todos nós. Pra mim não tem sentido agredir qualquer pessoa porque tem algo diferente. Entendo que esta é a grande batalha da humanidade, ensinar o ser humano a aceitar as diferenças e conviver com elas. É uma batalha das mais longas e de vitória das mais difíceis, mas  precisamos passar por ela.
Se qualquer de suas crenças, qualquer ensinamento que você tenha recebido lhe impede de aceitar outro ser humano como ele é, está na hora de você começar a rever estes seus conceitos, começar a discuti-los. Não pode estar certa qualquer coisa que lhe faça agredir alguém ou impedi-lo de ser como ele gostaria de ser. Podemos repensar nossos conceitos? É certo que estamos mais do que na hora de pensar bem nisto. Vamos em frente.

Um comentário: