terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Quando você vai parar de sofrer?

"Não devem haver limites para o esforço humano. Somos todos diferentes, não importa o quanto difícil a vida possa parecer, há sempre algo que você pode fazer e onde você pode ter sucesso".  Estas palavras estão no final do filme A Teoria sobre tudo, que fala da vida do físico Stephen Hawkins. Talvez você não seja nerd o bastante para ligar o nome a pessoa, mas com certeza conhece, aquele cientista que está em uma cadeira de rodas, não fala, não tem movimentos com nenhum membro.

O caso dele é complicadíssimo, quando jovem, ainda estudando, recebeu a noticia de sua doença e que não teria mais do que 2 anos de vida, atualmente está com mais de 70 anos e é um cientista renomado.

Mas pensemos em casos menores, quantas pessoas neste mundo têm que lidar com deficiências físicas, com dificuldades financeiras, com enormes problemas pessoais e, mesmo assim, conseguem vencer na vida, conseguem realizar coisas que pareciam impossíveis para elas. Mas não foram, porque elas não ficaram paradas em suas casas lamentando seus problemas, elas levantaram e foram atrás de seus sonhos. E muitas, muitas mesmo, não realizaram seus sonhos, mas conseguiram coisas que às realizaram porque não desistiram de tentar.

Se esconder atrás de dificuldades é fácil demais, muitos ficam estagnados em seus mundos infelizes por não conseguirem realizar seus sonhos, por não conseguirem mudar suas vidas simplesmente se escondendo, dizendo que não são capazes de superar uma dificuldade e por isto, vão seguir sem tentar. E assim ficam, deixando a vida passar, reclamando das coisas que não têm e se conformando com as vidas que levam.

Chegando um novo ano, lá vem novamente aquelas resoluções para uma nova vida, que como todo ano são feitas piadas, você acaba não cumprindo nenhuma. Provavelmente porque nenhum delas é realmente importante para a sua vida, então, pode brincar de fazer resoluções e deixar para outra hora. Mas com certeza existem coisas que você gostaria de mudar, aquelas que fazem com que sua vida não seja um apanhado de momentos de felicidade, faz com que seus dias sejam apenas a espera de que as coisas chatas que se obriga a viver passem para você poder curtir um ou dois momentos que te fazem bem. Você sabe, estas coisas que você se acostumou a aceitar vão estar ai, atrapalhando a sua vida para sempre, um mau relacionamento, um emprego ruim, atividades que assumiu mas não tem mais prazer em fazer, um convívio familiar. Coisas que você acha que a luta para se desfazer é grande e difícil o bastante para nem tentar.

Mas você deve isto a você mesmo e a vida. Ela é curta demais para você ficar nisto. Então, quem sabe esta seja a sua resolução de ano novo verdadeiramente valiosa. Acorde para a sua vida, entenda os seus obstáculos e se prepare para supera-los, conviver com eles. Mas decida-se, mude as coisas. Você precisa lutar para merecer acordar todo dia com vontade de viver, com coisas boas por fazer e podendo dizer aos que lhe cercam, eu sou feliz, eu estou feliz, eu vivo a vida que eu me esforço todo dia para ser a melhor para mim. Chega de viver com medo do que vou perder, estou vivendo por aquilo que eu sei que posso ter e fazer.

Quem sabe quando alguém lhe perguntar "como vai?", você possa falar, sinceramente, "Tudo ótimo". Feliz ano novo pra todos nós!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário