domingo, 18 de janeiro de 2015

Pena de Morte

Bem, pra você ter certeza que existe muita gente ruim neste nosso mundo, muita gente capaz de fazer as piores coisas contra outras pessoas basta você abrir qualquer publicação com notícias. assassinatos, estupros, violência das piores possíveis com ou sem qualquer motivação. Temos gente que agride, mata, maltrata por puro prazer e temos aqueles que usam motivações religiosas, políticas e sei lá o que mais. A questão é que seja o que for, precisa haver maldade nestas pessoas para que ajam assim.

E de onde vem tudo isto? Somos maus por natureza? Eu não sou. Talvez conheça uma pessoa que é assim, talvez tenha conhecido algumas outras. Sentir prazer em ver alguém sofrendo ou em matar alguém não é para pessoas com uma cabeça muito normal. Algumas pessoas provavelmente tem uma vida que as leva a tomar este caminho, foram maltratadas, tiveram pessoas que amavam sendo maltratadas a sua volta, se tornaram vingativas, sentiram que causar a dor seria o seu escape para a dor que sentem dentro delas mesmas.
E outras foram criadas para serem assim, não? Aquelas que tem motivações religiosas, que estão mais em voga no momento, elas aprenderam a ter ódio por outras pessoas a ponto de quererem acabar com suas vidas, não importando quem sejam, se são pessoas boas, se possuem filhos, amigos, familia que sentirão falta de suas presenças, elas simplesmente estão dispostas a matar por um ódio religioso. Será que estas pessoas tinham o mau dentro delas quando nasceram? Muito provável que a maior parte não.

E são milhares de anos de história com muita coisa sendo contada de pessoas deste tipo, elas existiram em todos os tempos, os piores e melhores tempos da humanidade têm histórias de pessoas capazes de causar o mau para outras, todos os atos de violência conhecidos hoje vêm de longe em nossa história.

Pensando em tudo isto, dá pouca esperança que um dia vamos diminuir ou acabar com isto. Ai vamos pensar na Pena de Morte, esta que nosso conterrâneo brasileiro foi condenado por tráfico de drogas. O que mais se discute quando se fala nisto são duas coisas. Será que a existência da pena de morte faria com que os bandidos ficassem temerosos de praticarem seus atos? Eu acho que, sem olhar estatísticas, em lugares que existe a pena de morte isto não fez com que a criminalidade diminuísse, eu penso que, aqueles que fazem por mau, vão continuar fazendo independente das consequências e os que fizeram em alguma situação como um assalto, vão passar pela mesma situação, no caso deles não é algo exatamente pensado. Então, entendo que não muda em nada a criminalidade.
A outra situação é mais complicada, e os erros que a justiça pode cometer? Isto é complexo, matar alguém e descobrir que não era o culpado, pode acontecer, tem boas chances de acontecer e teria que se pensar muito em formas de evitar isto se se fosse ter uma pena de morte no país.

Eu sinceramente há muitos anos achei que certos bandidos merecem isto, nunca vão parar de cometer seus crimes. Hoje eu tenho duvidas, me parece que matar alguém jamais é uma solução para algo. Prisão perpétua seria uma boa para se ter por aqui, hoje soltamos bandidos para voltarem a cometer seus crimes. A pena de morte, acho que não é necessária. Ou seria solução em alguma situação? 
Se eu fosse afetado de alguma forma por um destes criminosos, conseguiria pensar assim? O que tanto se falou do caso do nosso conterrâneo, e as crianças e jovens que morreram por causa das drogas, não seriam uma motivação para se matar os traficantes? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário